quarta-feira, novembro 02, 2005

DESARMAMENTO

(Dr. IÇAMI TIBA - psiquiatra, psicodramatista e educador)
Mais do que com armas, é com conhecimento que se pode fazer uma reviravolta neste país, que sobrevive, apesar da falta de ética de parte grande dos nossos governantes. Não é possível que o povo brasileiro seja mobilizado a ir às urnas neste plebiscito cujo sentido é ainda discutível num momento político de comprovados e vergonhosos "mensalões" e "mensalinhos", demonstrativos de que boa parte dos políticos brasileiros visam mais o seu próprio bem do que o cumprimento com honra, ética e sensatez, dos cargos para os quais foram eleitos.
Me revolta um governo que promove um plebiscito, fingindo querer ouvir o povo, mas com uma pergunta capciosa. Por que não perguntar se o brasileiro gostaria de ver sua mulher e filhos estuprados e sua casa arrebentada porque os "maus elementos" estavam armados e ele desarmado? Qual a diferença que existe entre tais "maus elementos" que nos assaltam, armados com armas de fogo, e outros que tendo o poder nas mãos, nos assaltam com uma caneta, nos tirando quase três meses de cada ano trabalhado para lhes sustentar, enquanto a nossa família praticamente passa fome?
O mau está no espírito das pessoas e não nos que elas têm nas mãos!
Morre-se, também, em números assustadores, em acidentes de automóvel. Não seria o caso também de se fazer um plebiscito para proibição da venda de carros e combustíveis? Tudo dependeria de como se direciona a pergunta à população: Você é contra as pessoas continuarem morrendo ou matando por atropelamentos e acidentes de automóvel ? Então vote a favor da proibição da comercialização de carros e combustíveis.
O que me deixa indignado neste país é a absoluta de falta de transparência das autoridades. Manobras e campanhas são realizadas para ocultar a falta de ética de nossos governantes e nenhum país sobrevive à falta de ética, com ou sem arma de fogo.
Me preocupa, ainda, saber quem será o grande eneficiário de mais este gasto com este plebiscito.
Muito mais útil e correto seria utilizar esta importante verba para a educação.
Dos grandes problemas deste país não destacamos somente a falta de estudos,cultura e educação, mas também o mal uso econômico e ético que as elites políticas fazem deste povo. O povo brasileiro tem bom coração. É um povo tão carente, necessitado e crédulo que bastam algumas palavras bem ditas, que mexam com a sua emoção, basta que recebam chaveirinhos, camisetas e bonés, que dentro do contexto de falta de consciência política que impera,seja facilmente manipulado, em detrimento de sua própria dignidade e condição de vida. O governo, através de uma inteligente manobra de massas, mais uma vez vende ao povo a idéia que são as armas de fogo as culpadas pela violência e, numa eficiente estratégia de marketing, "mata dois coelhos com uma cajadada só":
a) demonstra estar adotando providências contra a criminalidade; e
b) esconde sua ineficiência e incapacidade de lidar com a situação da violência desmedida que se encontra nosso país;
Mais que isso, o governo afasta de si a responsabilidade e a transfere ao povo, através de uma pergunta simpática à primeira vista, e pela qual já vem fazendo uma campanha oculta há muito tempo. Assim, no futuro, quando a violência e criminalidade não diminuírem, sempre restará a resposta da elite política de que a vontade do povo foi cumprida...
Mais uma vez, com a experiência de educador que tenho, reforço: Não são esses tipos de medidas populistas que farão efeito. Somente os livros, a educação a longo prazo, e a ética palavra em falta no vocabulário de nossos políticos é que poderão mudar esse Brasil.
Içami Tiba
QUASE NAUM CONSEGUI ACABAR DE LER ESTE TEXTO!!!
TAMANHA FOI A MINHA REVOLTA!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Hi, I like your style here. Funny how I was looking for this type of thing, and when I came accross your blog I felt right at home. Great stuff... I think I'll add you to my favorites. With your permission I'll be coming back. Can I tell a friend?

great job making this blog (good design!), keep up the good work!

~ have a nice day.
come see my blog or my french kissing tips site, you might like them...

 
BlogBlogs.Com.Br